Teoria da conspiração é um termo usado para referir qualquer teoria que explica um evento histórico ou atual como sendo resultado de um plano secreto levado a efeito geralmente por conspiradores Maquiavélicos e poderosos, tais como uma “sociedade secreta” ou “governo sombra’’.
As teorias da conspiração são muitas vezes vistas com cepticismo e por vezes ridicularizadas, uma vez que raramente são apoiadas por alguma evidência conclusiva, contrastando com a análise institucional, cujo foco é o comportamento coletivo das pessoas em instituições conhecidas do público, tal como é descrito em materiais acadêmicos e relatos da média do pensamento corrente da maioria da população, de modo a explicar eventos históricos ou atuais, ao invés de associações secretas de indivíduos. Por este motivo, o termo é muitas vezes usado de forma depreciativa, na tentativa de caracterizar uma dada crença como bizarra e falsa, cujo apoiante é considerado um excêntrico, ou um grupo de lunáticos. Tal caracterização é muitas vezes objeto de disputa, por serem possivelmente injustas e inexatas.
No final do século XX e inícios do XXI, as teorias da conspiração tornaram-se um lugar comum nos meios de comunicação, o que contribuiu para o conspiracionismo emergente enquanto fenômeno cultural. Acreditar em teorias da conspiração tornou-se, assim, num tema de interesse para sociólogos, psicólogos e especialistas em folclore.
Vejam algumas teorias!
As versões são quase infinitas. Contam que o escritor de ficção científica Arthur C. Clarke foi o roteirista da história ou que o diretor de cinema Stanley Kubrick dirigiu o filme da alunissagem, rodada em estúdios montados em Londres. No genial documentário francês operação LUA, o diretor William Karel levanta diversas hipóteses e faz uma mistura de fatos reais e falsos num exercício de estilo que visa desestabilizar a história. Nos anos setenta 30% das pessoas cria nesta teoria. Hoje só 6%.
O Governo dos Estados Unidos estava por trás do 11-S.
A teoria diz que foi um auto-atentado do governo de George W Bush, para criar a desculpa de lançar uma guerra contra o terrorismo. O documentário Loose change, criado por três rapazes entre 22 e 26 anos e com milhões de visualizações na net, converteu-se na máxima expressão desta conspiração orquestrada pelas autoridades estadunidenses, que ordenaram dinamitar as Torres Gêmeas. Esta teoria ainda diz que não nenhum avião se espatifou contra o edifício do Pentágono. Foram mísseis amigos.
A AIDS foi criada pelo homem.
O vírus foi fabricado num laboratório dentro de um plano genocida para exterminar à população homossexual. Os Exércitos norte-americanos a CIA ou cientistas russos teriam ordenado a sua fabricação.
O assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy.
Existem várias teorias sobre o assassinato e a cada dia surge uma nova. Muita destas teorias propõem uma conspiração na qual envolveria organizações tais como Sistema de Reserva Federal, a CIA, a KGB, a Máfia, etc. e etc. e…
Os iluminati dominam o mundo.
A seita ocultista fundada pelo jesuíta judeu alemão Adam Weishaupt no século XVIII planejou acabar com todas as religiões e todos os governos. Pouco a pouco, os iluminati têm-se infiltrado em todos os âmbitos de poder, em governos, nas lojas maçônicas, e foram protagonistas dos grandes fatos históricos, como a independência dos Estados Unidos ou a criação do comunismo.
Paul McCartney está morto.
O cantor dos Beatles teria morrido em 1966 quando seu Aston Martin foi arrastado por um caminhão. Devido ao grande sucesso Brian Epstein teria encontrado um dublê para substituir Paul.
Depois de tudo isso Você acredita que informações muito importantes são escondidas da opinião pública para beneficiar alguém? Acha comum desconfiar das versões oficiais dos fatos e criar suas próprias explicações para alguns acontecimentos? Pensa, por exemplo, que o tsunami pode ser uma arma de destruição em massa? Ou que o Titanic pode não ter afundado? Vive preocupado com o fim do mundo? Então você é um defensor das teorias conspiratórias.
eu acho que tem muita coisa por ai que e escondida do povo mais estamos aqui para procurar e mostrar a verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário